Ouça a Latina Brasil! Estamos ao vivo 24h por dia.

O próximo álbum de J Balvin, intitulado José, estreia nesta sexta-feira, 10 de setembro. Para esquentar e animar o público, o colombiano elegeu Perra como o último single antes do lançamento do novo material. Lançada no dia 26 de agosto, a colaboração com a dominicana Tokischa ganhou clipe oficial nesta terça-feira, 07.

Você também pode curtir:
Karol G: KG0516 é o 4º álbum mais reproduzido no Spotify
Mau y Ricky arrasam em ‘Mal Acostumbrao’ com Maria Becerra
Justin Quiles fala sobre parceria com Maluma, amizade com Anitta e mais

Em menos de 24 horas, o clipe ultrapassa a marca de 600 mil visualizações e, claro, não escapa de críticas referentes tanto à letra quanto às imagens do vídeo. “Perra” em espanhol é “cachorra/cadela” e é assim que algumas mulheres são caracterizadas no clipe, o que atraiu opiniões negativas acerca de como o colombiano costuma “tratar” mulheres em suas canções e vídeos.

Apesar da válida discussão, é necessário considerar alguns pontos: os versos escritos e cantados pela própria Tokischa, cantora que valoriza o empoderamento feminino, a autonomia e liberdade das mulheres de falarem/cantarem sobre sexualidade no mesmo tom que homens fazem e o fato de que há homens caracterizados, também, como cachorros no videoclipe.

Tokischa, aliás, tem sido severamente criticada e atacada pela maneira que se posiciona e se expressa, já que a artista vai na contramão de feministas mais “ortodoxas” ou que simplesmente não se veem representadas no discurso da dominicana. Apesar da forte e recente repercussão no mainstream, principalmente após sua colaboração com Rosalía em Linda, a cantora está na indústria musical há anos e nunca teve o “grande objetivo” de agradar a ninguém – ela faz o que faz e se alguém gostar, ótimo.

Em recente entrevista ao Alofoke Radio Show, J Balvin falou sobre o posicionamento de Tokischa em suas letras e atitudes. De acordo com o colombiano, a artista é uma pessoa extremamente necessária para o gênero urbano, que fala sobre sexualidade de maneira livre e que coloca as mulheres e homens, neste assunto, em um mesmo nível.

De qualquer maneira, Perra é o single que não apenas servirá como um dos maiores condutores do próximo álbum de J Balvin, como também é uma das faixas mais enérgicas e animadas do repertório mais recente do artista. É a faixa que precisávamos para perrear nos últimos meses de 2021.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *