Siga a LATINA

Notícias

Bad Bunny: álbum é o primeiro em espanhol que conquista #1 na Billboard 200

Porto-riquenho faz história. De novo.

Sofia Sampaio

Postado

em

Bad Bunny: álbum é o primeiro em espanhol que conquista #1 na Billboard 200

Não é equivocado dizer que tudo aquilo que Bad Bunny cria, faz história. Desde o primeiro álbum da carreira (X100 PRE), lançado no ano passado, tem sido assim e 2020 o consagrou no mercado norte-americano.

El Último Tour del Mundo, último álbum do porto-riquenho lançado há uma semana, estreou em primeiro lugar na Billboard 200. É a primeira vez que um álbum totalmente espanhol conquista o topo da lista nos 64 anos de chart.

No começo do ano, com o álbum YHLQMDLG, Bad Bunny quase fez o mesmo ao estrear em segundo lugar no mesmo ranking, somando o equivalente a 170 mil unidades vendidas na primeira semana. Com o novo disco, o artista vendeu o equivalente a 116 mil unidades de acordo com os dados da Nielsen Music e a própria Billboard.

Na história, apenas quatro álbuns em espanhol alcançaram os cinco primeiros lugares da Billboard 200: Fijación Oral: Vol. 1, de Shakira, em #4 (2005); Amar es Combatir, de Mana, em #4 (2006); YHLQMLDG em #2 e El Ultimo Tour del Mundo, em #1.

Dreaming of You, de Selena, que ficou em primeiro lugar em 1995, onde seis faixas foram cantadas em espanhol, cinco em inglês e dois duetos em inglês e espanhol. Ancora, de Divo, também alcançou o topo, em 2006, mas das dez faixas, sete eram em espanhol.

Esse gráfico classifica os álbuns mais populares da semana nos Estados Unidos da América com base na média do consumo em unidades equivalentes. Essas unidades são: vendas dos álbuns, álbuns equivalentes a faixas e álbuns equivalentes em streaming. Cada unidade equivale a uma venda de álbum, ou dez faixas individuais vendidas de um único álbum, ou 1.250 reproduções de qualquer música do álbum em plataformas pagas, ou 3.750 streams de uma ou mais faixas do álbum.

Das 116 mil unidades de álbuns equivalentes, El Ultimo Tour del Mundo contabiliza 103 mil SEA (ou seja, 145,9 milhões de streams sob demanda), 12 mil de vendas do álbum e 1 mil álbuns equivalentes a faixas.

Nesta terça-feira (08), a atualização do chart, que apresenta El Ultimo Tour del Mundo em primeiro lugar, será divulgado – assim como os outros charts da Billboard.

Agora, Bad Bunny tem cinco entradas na Billboard 200, sendo os quatro últimos entre o Top 10. Em 2019, com o álbum de estreia X 100PRE, o cantor ficou em #11. Oasis, álbum com J Balvin, alcançou o #9. Como já mencionado, YHLQMDLG em #2, Las Que No Iban a Salir em #7 e agora El Ultimo Tour del Mundo em #1.

Vale mencionar que o novo material foi antecipado pelo hit Dákit, faixa com Jhay Cortez, que entrou no Top 10 da Hot 100 e em #1 na Hot Latin Songs.

Compartilhe com seus amigos!

error: Este conteúdo é exclusivo da Latina Brasil