Siga a LATINA

Notícias

Billboard elege as 100 músicas que “definiram a década”; veja os latinos

Becky G, Rosalía, Luis Fonsi, J Balvin e mais.

Sofia Sampaio

Postado

em

Billboard elege as 100 músicas que "definiram a década"; veja os latinos

Depois de diversas revistas elegerem as melhores canções da década, chegou a vez da Billboard, uma das grandes referências de música há tempos.

Em seu texto, a revista começa questionando como a década de 2010 será lembrada: streaming era? EDM era? Global pop era? Domínio do hip-hop? Era do álbum surpresa? Drake era? Bom, ela mesma respondeu que sim para todas as perguntas, destacando a “globalização” de artistas e canções lançadas nesses últimos dez anos.

Assim, a Billboard separou 100 músicas que definiram essa década e conseguem contar a história dessa era pela canção. “Essas não são nossas escolhas de melhor músicas da década ou nem mesmo as mais populares, necessariamente – embora um grande número delas seja adorada pela nossa equipe – mas sim as canções que formam e refletem a música e cultura de 2010s. Nem todas definem a década como seu melhor, mas melhor ou pior, é impossível imaginar a década sem elas”, descreveu.

O “ranking” é feito em ordem alfabética dos artistas e cada uma das 100 músicas vem com uma entrevista dos artistas, compositores, produtores, gravadoras, críticos e pessoas especializadas na indústria musical. Se você quiser conferir a lista completa, é só clicar aqui e então, clicar na canção que você deseja saber mais. A seguir, as músicas latinas entre as 100:

Becky G ft. Natti Natasha – Sin Pijama

O hit de Becky G ao lado de Natti Natasha foi um hino e um grito das mulheres latinas. Se antes os temas sobre sexo, drogas, poder e sensualidade eram restritos aos cantores latinos, Sin Pijama ajudou a mudar o quadro mostrando que as mulheres falam das mesmas coisas, mas de uma forma bem mais sexy. A canção ficou no topo do Latin Airplay na época, sendo a primeira canção com duas mulheres a atingir a posição. Na Hot 100, a faixa ficou em 70º lugar, sendo até então a melhor posição de duas artistas latinas. Para saber mais sobre a canção, de acordo com a Billboard, clique aqui.

Camila Cabello ft. Young Thug – Havana

Não é surpresa que Havana esteja na lista. A música foi a grande “apresentação” de Camila Cabello pós-Fifth Harmony e toda a polêmica, tensão e estrese que sua saída causou. Na verdade, a cantora já havia lançado Crying in the Club e depois I Have Questions – mas nenhuma performou tão bem quanto Havana, claro. Com a pegada latina, com direito a drama e menções à cultura cubana, Camila conseguiu provar seu talento como artista solo. Depois de dois anos, Havana tem mais de 1.4 milhões de streams. Veja mais aqui.

Cardi B – Bodak Yellow

É estranho Cardi B estar aqui, em destaque, sobre artistas latinos. Entretanto, a rapper vem de família dominicana e, embora sua música seja bem mais “norte-americana”, os elementos latinos estão sempre presentes. Como JLo, Cardi B morava no Bronx e tornava-se cada vez mais “conhecida” no Instagram. Bodak Yellow foi um estouro, logo quando as músicas antigas da cantora estavam levando sua carreira para o “limbo”. Veja mais.

Enrique Iglesias feat. Descemer Bueno & Gente de Zona – Bailando

Sem dúvida Bailando é uma das músicas latinas da década e a Billboard não deixaria de fora. Antes de Despacito, Enrique Iglesias lançava (em 2014) uma das músicas latinas mais escutadas até hoje em dia. “Não é como se tivéssemos inventado algo novo”, disse Bueno, frequente colaborador de Iglesias. “Nós usamos uma harmonia que não pertence a ninguém. Mas talvez isso era algo que ninguém fazia na época”, disse. Saiba mais.

J Balvin ft. Willy Williams – Mi Gente

Em 2016, uma música latina atingir o topo da Hot 100 era apenas uma possibilidade para J Balvin. “Talvez aconteça daqui muitos anos, mas com as novas gerações expandindo pelo mundo e entendendo que os Estados Unidos não é o único lugar do mundo e Inlgês não é o único idioma de valor…”, disse o colombiano à Billboard. Pois é, pouco tempo depois, o remix de Despacito ocupava esse lugar. Enquanto isso, Mi Gente foi uma das canções históricas de 2017, embora não tenha alcançado o primeiro lugar na Billboard. Porém, foi a primeira canção totalmente em espanhol a se tornar a primeira música no topo do Spotify. Pouco tempo depois, a canção ganhou versão com ninguém menos que Beyoncé, apresentada na história apresentação do Coachella. Como pontuou a própria Billboard, foi uma canção tocada em todas as casas noturnas do mundo e todos os DJs tinham em sua playlist. Foi por isso, até, que Beyoncé quis participar do remix – a versão original tornou-se a música favorita de Blue Ivy, sua filha.

Luis Fonsi & Daddy Yankee – Despacito

Sem surpresas, não é? Ainda que muitas canções latinas já estivessem chamando atenção do público do mainstream, como Bailando, ainda havia resistência em aceitar esse gênero nas rádios. Aí, chegou Despacito, que diferente do título, não demorou para se tornar o maior hit latino no mundo. “É uma música que eu apresentei em todos os continentes do planeta com lugares que são culturalmente diferentes. Lugares muito distantes da nossa forma latina de se vestir, dançar, sentir. E ainda assim, essa música atravessou tudo isso”, disse Luis Fonsi. A música, lançada em 2017, atingiu a mesma marca história que Mariah Carey e Boyz II Men atingiram no passado com One Sweet Day. Hoje, essa marca já foi ultrapassada por Old Town Road, de Lil Nas com Billy Ray Cyrus. A faixa era algo mais “experimental” no repertório de Fonsi, que sempre trabalhou mais com canções românticas. Quem deu o “quê” a mais na canção, que já era ótima, foi sem dúvida Daddy Yankee. “Eu não tenho isso na minha voz. Ele é um cara hype. Ele tem a habilidade de tirar do sofá”, completou.

Nicky Jam e Enrique Iglesias – El Perdón

Quando falamos que a música latina já estava caminhando em passos pequenos para o mainstream antes de Despacito, falamos de músicas como El Perdón. Nicky Jam sempre foi um dos nomes mais importantes do reggaeton e, depois de ver sua carreira quase indo ladeira abaixo por conta de seu vício no álcool e drogas, ele voltou com tudo para o foco – e não só na comunidade latina. Em 2015, Nicky Jam juntou sua imagem “repaginada” e seu som mais melódico, de certa forma, com Enrique Inglesias. “Normalmente eu escrevo ou co-escrevo minhas canções”, disse o espanhol. “Mas quando ele [Nicky Jam] me mandou a música, eu liguei direto e disse que tinha amado. Não me importo que eu não tenha escrito”. El Perdón ficou em primeiro lugar na Hot Latin Songs em 2015 por 30 semanas.

Rosalía – Malamente

É surpreendente como Rosalía se tornou influente no mainstream de forma tão rápida. Porém, faz sentido quando a gente avalia a sonoridade e letra da artista, que mistura flamenco com bases eletrônicas e urbanas. Com seu frequente colaborador e um de seus melhores amigos El Guincho, Rosalía viu sua carreira decolar principalmente após o lançamento de Malamente, música que abre o disco El Mal Querer – também aclamado pela crítica. Entre charts europeus e latinos, a música também incluiu a expressão “trá trá” nas conversas cotidianas na Espanha, além das indicações ao Grammy Latino (e agora Grammy Awards) e performances em premiações norte-americanas.

aovivo

Letras de músicas

Letras4 meses atrás

Sofia Reyes – R.I.P (ft Rita Ora e Anitta)

Bim-bari-bom-bom, bari-bom-bom Bim-bari-bom-bom, bari-bom-bom Bim-bari-bom-bom, bari-bom Bim-bari-bom-bom, bari-bom-bom Bim-bari-bom-bom, bari-bom Don’t know what’s going on Pero me siento peligrosa Feel...

Letras4 meses atrás

Brisa Carrillo, Wanessa Camargo – Muñeca Plástica

Tú piensas que solo en sueños podrás llevarme para el altarQue cuando venga febrero junto a mis fotos te dormirásTus...

Letras4 meses atrás

Sean Paul, J. Balvin – Contra La Pared

Sp ‘longsideJ Balvin, menEl negocio socio De día y de noche me llama (Night and day, leggo’, biri-bam-bam-bam)Que quiere de...

Letras4 meses atrás

Thalía, Lali – Lindo Pero Bruto

ThalíaLali Llegaste en tu carrito deportivo y dije “Llegó Cupido”A sólo dos segundos de mirarte ya me habías convencidoCon tus...

Letras4 meses atrás

Carlos Vives, Wisin – Si Me Das Tu Amor

No sé si te escriba una canción (Una canción)O quizás te dedique un poema (Doble U)O te invite a bailar...

Letras4 meses atrás

Maluma – HP

Maluma, baby Ella no está buscando novioQuiere salir a joder (Ey-yeah)Quiere olvidarse de ese boboPorque el cabrón le fue infiel...

Letras4 meses atrás

J Balvin – Reggaeton

¿’Tamos rompiendo o no estamos rompiendo, muchachos? (Uh)Y si el pueblo pideJ Balvin, menY si el pueblo pideLeggo, leggoY si...

Letras4 meses atrás

Ozuna – BAILA BAILA BAILA

Ella casi ni sale, la traicionó el amorTiene par de amistade’, pero no quiere relaciónDonde va sobresale, en sus ojo’...

Trending