Siga a LATINA

Notícias

Faz 20 anos que a música latina explodiu nos EUA

E, consequentemente, no mundo.

Sofia Sampaio

Postado

em

Em 1999, você não conseguia ouvir música pop sem ouvir o termo “explosão latina” nas rádios e programas musicais de televisão. Há 20 anos, a música latina deu seus primeiros passos para ser o sucesso mundial que é hoje, graças à artistas como Jennifer Lopez, Ricky Martin e Enrique Iglesias. Reunimos alguns momentos para mostrar que #Faz20AnosQue a música latina conquistou o mercado:

Ricky Martin ganha seu primeiro GRAMMY com “Vuelve”

Foi durante o 41º Grammy Awards que Ricky Martin teve seu destaque de verdade. O porto-riquenho ganhou seu primeiro Grammy na carreira por seu álbum “Vuelve”, na categoria de Best Latin Pop Peformance.

Resultado de imagem para ricky martin vuelve grammy

Ricky Martin faz performance super elogiada no Grammy Awards

Com uma banda enorme o acompanhando e diversos dançarinos e percursionistas, o cantor deixou o Grammy de 1999 enlouquecido com a verão bilíngue de “The Cup of Life” (hino da Copa do Mundo de 98) – antes mesmo que a apresentação acabasse, a plateia já estava aplaudindo de pé.

Ricky Martin conquistava #1 com “Livin La Vida Loca”

Sim, 1999 foi o ano do porto-riquenho. Foi em junho deste mesmo ano, apenas um mês depois do da sua performance do Grammy, que Ricky Martin cantou ao vivo no Today Show, um dos programas de maior audiência (até hoje) nos Estados Unidos, o hit “Livin’ La Vida Loca“.

Jennifer Lopez faz sua estreia na música e atinge #1

Jennifer Lopez já era conhecida nos EUA por seu trabalho como dançarina e atriz durante os anos 90. Porém, foi em 1997 que a artista conquistou um grande avanço na sua carreira de cantora, quando interpretou Selena no filme biográfico sobre a cantora. Seu single de estreia, “If You Had My Love“, foi lançado em 1999, junto com o álbum “On The 6” e ficou em primeiro lugar nos Estados Unidos.

JLo & Marc Anthony conquistam #1 com parceria “No Me Ames”

Também presente no álbum “On the 6”, Marc Anthony e Jennifer Lopez fizeram um cover em espanhol de “Non Armani”, uma canção italiana. Duas versões foram produzida para o primeiro disco da artista: uma balada e outra salsa. A primeira versão de “No Me Ames” ganhou clipe dirigido por Kevin Bray e foi nomeado na categoria de Best Short From Music Video no Grammy latino.

Enrique Iglesias emplaca #1 com “Bailamos”

Quem “roubou” o posto de canção número 1 nos EUA de Jennifer Lopez, foi outro artista latino que conhecemos bem. “Bailamos“, de Enrique Iglesias. O cantor já tinha ganhado um Grammy por Melhor Performance Pop Latina pelo seu primeiro álbum de estúdio, em 1994. Mas foi em 1999, há 20 anos, que o cantor ganhou destaque. “Bailamos” foi solicitado pelo próprio Will Smith para estar na trilha sonora do longa-metragem “Wild Wild West”, o que ajudou a impulsionar o single para primeiro lugar na Billboard Hot 100.

Smooth, de Santana com Rob Thomas, fica 12 semanas em 1º lugar

E assim sucedendo o sucesso de Enrique Iglesias, a banda Santana, liderado por Carlos Santana, lançou em 1999 o álbum Supernatural. Diferente dos artistas citados acima, Santana já estava na indústria musical há muito tempo – tanto é que “Supernatural” foi o 17º álbum de estúdio da banda. Entretanto, foi com “Smooth“, parceria com o cantor Rob Thomas, que Santana conquistou seu primeiro número um na Billboard. A canção foi um sucesso estrondoso naquele ano e o álbum rendeu oito indicações ao Grammy do ano seguinte (2000), sendo que “Smooth” levou nas categorias de Gravação do Ano, Música do Ano e Melhor Colaboração Pop com Vocais. Comercialmente, “Supernatural” vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo todo, tornando-se o primeiro álbum mais bem vendido de todos os tempos.

Maná acompanha Carlos Santana na turnê norte-americana e grava “Corazón Espinado”

A canção “Corazón Espinado” também está presente no disco Supernatural de Santana e é uma parceria com a banda mexicana Maná. Foi o quinto single do álbum e se tornou um hit espanhol em diversos países, além de ganhar Gravação do Ano e Best Rock Performance por Duo ou Grupo no Grammy latino do ano seguinte.

“¿ Dónde Estan Los Ladrones”, de Shakira, é indicado ao Grammy

Resultado de imagem para ¿DONDE ESTAN LOS LADRONES

¿Dónde están los ladrones?” foi lançado em 1998 sendo o 4º disco de estúdio da Shakira e segundo lançado no mundo inteiro. Ele sucedeu o sucesso mundial de “Pies Descalzos”, de 1995, e rendeu uma indicação ao Grammy de Melhor Álbum Rock Latino, Urbano ou Alternativo no Grammy de 1999. O disco tem sucessos que até hoje são lembrados como “No Creo” e “Ojos Así”.

Compartilhe com seus amigos!

Continue lendo
2 Comentários

2 Comentários

  1. Avatar

    Alcemar Ledesma

    6 de outubro de 2019 at 20:44

    Tá, mas e o argentino Rodrigo “El Potro” Bueno que em 1999 emplacou o ao vivo “A 2000 Cuarteto Característico” tornando-se fenômeno local, mas com a imagem de popstar latino? Ele ajudou o “cuarteto”, gênero da província argentina de Córdoba a sair de um nicho regional para se tornar conhecido até fora do país, “Yerba Mala” e “Soy Cordobés” fizeram muito sucesso nas paradas argentinas, pena que aqui nesse paizéco ele nunca teve o reconhecimento.
    Alôôôôôôôô Latina Brasil, pronunciem-se sobre ele… e se puder, façam um post sobre os 20 anos deste registro ao vivo que foi tão simbólico na carreira dele, interrompida por uma desgraça de acidente automobilístico em junho de 2000 aos 27 anos.

  2. Pingback: Ricky Martin será o host do Grammy Latino! - Latina Brasil

Deixe seu comentário

You have to agree to the comment policy.

error: Este conteúdo é exclusivo da Latina Brasil