Siga a LATINA

Notícias

Feliz Cumple, Rosalía: 26 momentos da espanhola

Confira 26 destaques da cantora.

Sofia Sampaio

Postado

em

Feliz Cumple, Rosalía: 26 momentos da espanhola

Essa quarta-feira (25), Rosalía completa 26 anos de idade! Com toda a criatividade e inteligência libriana, a cantora não demorou pra conquistar um vasto número de fãs com suas músicas que misturam as tradições flamencas com sonoridades urbanas. Para celebrar o aniversário junto com a artista, separamos alguns momentos únicos da artista e os motivos de todo esse sucesso em “pouco” tempo.

1. Quando Rosalía postou seu “primeiro” vídeo cantando Frank Ocean.

2. Quando Rosalía usa o dialeto cigano

Em Malamente, por exemplo, um dos primeiros grandes sucessos da artista, Rosalía canta: “Aunque no esté bonita, la noche undivé” – undivé é um termo em caló, dialeto dos ciganos da península ibérica com elementos romani e português. A palavra é usada para se referir a Deus, na canção a espanhola fala sobre testar sua sorte saindo nas ruas mesmo com um aviso de perigo.

3. O uso das tradições flamencas

A mesma faixa, Malamanete, contém diversas “palavras flamencas”, isto é, jaleos – o momento onde os dançarinos batem palmas junto com palavras para “animar” os cantores, sem necessariamente um significado. “Tra tra” é um exemplo disso.

4. Quando ouviu flamenco pela primeira vez

Rosalía conta que tinha 13 anos quando ouviu flamenco pela primeira vez na vida. Ela estava na escola e ouviu um carro tocando uma canção de Camarón de la Isla, um cantor popular espanhol de flamenco. Na música ‘Con Altura’, a cantora menciona o cantor no trecho ‘Llevo a Camarón en la guantera (De La Isla)’.

5. Quando Madonna requisitou Rosalía para sua festa de aniversário

Recentemente, Madonna confessou que tentou contratar a cantora para sua festa de 60 anos, que rolou em Marrocos no ano passado. Porém, mesmo que a própria espanhola tenha se empolgado com o convite, as burocracias de negociações não permitiram que o encontro acontecesse.

6. Quando a cantora participou de um reality e foi “rejeitada”.

Em 2008, Rosalía tentou uma chance no reality musical Tú Si Que Vales e não agradou suficientemente os jurados para conseguir uma vaga no programa. A cantora já mostrou, ali, que é uma profissional e tanto: ao ouvir o primeiro ‘não’, disse “Está tudo bem, eu vim aqui para aceitar as críticas de profissionais como vocês”. Depois, em outra chance, a cantora acabou desafinando e ao ser criticada, revelou que não conseguia fazer tudo ao mesmo tempo. “Foi me pedido força, aqui está minha força” – parece que ela conseguiu cantar, interpretar e dançar agora, não é?

7. Quando colaborou com seu então namorado C.Tangana

Sim, Rosalía e o rapper C.Tangana já namoraram! Além de terem essa relação amorosa, os dois também sabiam da sua potência profissional – Antes de Morirme, canção do rapper com a participação da cantora, é um exemplo disso.

8. O álbum El Mal Querer

Lançado em 2018, o segundo disco da cantora foi um fenômeno. Aliás, oito, das onze canções presentes no disco, foram compostas também pelo ex-namorado C.Tangana, além de El Guincho.

9. Quando ganhou a primeira indicação ao Grammy Latino

El Mal Querer pode ter sido o material que conquistou o público, mas Los Ángeles, primeiro disco lançado em 2017, foi o que apresentou a cantora na sua essência. Por muitas publicações especializadas, foi eleito o disco do ano e nomeado ao Grammy Latino. O maior sucesso é De Plata.

10. Rosalía é a nova musa de Almodóvar.

Bom, pelo menos quase isso… A catalã apareceu no filme mais recente do cineasta Almodóvar. Ao lado da (oficial) musa Penélope Cruz, Rosalía aparece por um breve momento, enquanto canta Dolor y Gloria.

11. A admiração por Caetano Veloso

Neste ano, Rosalía passou pela América do Sul para participar de festivais na Colombia e Chile, mas não chegou a vir para o Brasil. Em entrevista ao POPLine, a cantora revelou que quer muito vir e é muito fã de música brasileira. “Uma das minhas grandes referências, sem dúvida, é Caetano Veloso – por sua carreira e sua forma tão livre de fazer música. Amaria fazer música com ele!”.

12. Amizade com Beyoncé

Imagina você, com dois álbuns, ser amiga de uma das maiores artistas do mundo? Além de Madonna tentar contratá-la para seu niver, Rosalía também possui uma relação com Beyoncé. Na canção Milionària, Rosalía brinca com o fato de que Beyoncé e Jay Z fecharam o museu do Louvre para o clipe APESHIT. “Perquè em tanquin el Louvre així com el Macba” – Macba é o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, ela está dizendo que fechou os dois.

13. Suas unhas

Não é de hoje que Rosalía adora “ousar” na hora da manicure. No clipe de Aute Cuture isso fica bem claro, mas a paixão pelas nails arts é antiga. Na canção, ela menciona a marca de unhas postiças de Barcelona: “Uñas de Dvine ya me han copiao”.

14. Quando fez história na Vogue Espanha

Este ano, Rosalía foio capa da edição de julho na Vogue Espanha. Isso é histórico porque, até então, nenhuma artista espanhola tinha posado para a capa da revista – todos era internacionais.

https://www.instagram.com/p/ByztpDgDhY_/?utm_source=ig_embed

15. Criou um dos melhores memes da internet

LA ROSALÍA! A gente não precisa dizer mais nada, certo?

16. Quando se jogou no reggaeton

A cantora já tinha trabalhado com artistas de outros gêneros, como J Balvin. Mas foi em Con Altura que Rosalía explorou mais esse lado – sem deixar o flamenco de lado.

17. Os seus feats

Falando em parceria, a espanhola tem uma extensa lista de colaborações incríveis. E ainda tem mais por vir – a cantora já revelou que tem parceria com Billie Elish, por exemplo.

Resultado de imagem para rosalia billie

18. Sua performance no EMA 2018

Rosalía participou do Europan Music Awards no ano passado e apresentou o medley Daqui no Sales e Malamente. A performance arrancou elogios de Camila Cabello.

19. Suas recentes indicações ao Grammy Latino

Neste ano, Rosalía é a mulher com mais indicação no Grammy Latino com cinco indicações – no geral, ela é a segunda com mais nomeações, atrás somente de Alejandro Sanz, com oito.

20. Sua apresentação no VMA deste ano

Rosalía subiu no palco do VMA 2019 e também fez um medley de arrasar. A artista apresentou A Ningum Hombre, faixa presente no álbum El Mal Querer, e o seu single mais recente Yo x Ti, Tu x Mi com Ozuna e Aute Cuture.

21. Quando ganhou o VMA de Best Latin

Na mesma ocasião, Rosalía venceu o prêmio na categoria de Best Latin por Con Altura, sua colaboração com J Balvin. Ambos subiram no palco para agradecer.

22. Quando apareceu na playlist de verão do ex-presidente dos EUA Barack Obama.

Bom, a gente não precisa dizer mais nada, né?

23. Quando recebeu o prêmio Antonio Banderas

Recentemente, a cantora recebeu o prêmio por toda sua colaboração coma música espanhola diretamente das mãos do próprio ator.

24. A Billboard aposta na cantora no Grammy Internacional

Na categoria de Artista Revelação no Grammy Internacional, o nome de Rosalía é uma das apostas para a Billboard. Além dela, Billie Eilish, Lil Nas X e Lizzo também devem ser indicados.

25. As coreografias de Rosalía

É isso, né? Se em 2008 ela não “soube” como cantar e dançar ao mesmo tempo, hoje isso é figura carimbada em suas apresentações.

26. O simples fato dela ser ela e ponto final.

Ver essa foto no Instagram

Missin tour lifeeeeee (ps: en 2 días es mi cumple, ideas?)🧸🎉🎈

Uma publicação compartilhada por ROSALÍA (@rosalia.vt) em

Compartilhe com seus amigos!

Trending

error: Este conteúdo é exclusivo da Latina Brasil