Siga a LATINA

Notícias

Kali Uchis conquista #1 na Hot Latin com ‘Telepatia’

Colombiana é a terceira artista a conseguir o feito em duas décadas.

Sofia Sampaio

Postado

em

Kali Uchis conquista #1 na Hot Latin com 'Telepatia'

Kali Uchis acaba de fazer história com o hit Telepatía, presente no álbum Sin Miedo (del Amor y Otros Demonios) no chart da Billboard. Além de conquistar o primeiro número um na carreira na Hot Latin Songs, Uchis também é a primeira artista solo feminina a dominar a parada desde 2012.

“Espero que isso inspire todos os outros artistas a nunca se comprometerem. Conseguimos isso por meio da intuição, não há nada igual nas rádios! Estou bem honrada e orgulhosa”, disse à Billboard sobre a conquista.

Você também pode se interessar:
Bad Bunny & Karol G são confirmados no BBMAs
Farina e Arcángel lançam clipe de ‘Que Bién’
Natti Natasha e Becky G apresentam ‘Ram Pam Pam’ no Jimmy Fallon

Com Telepatía, Kali Uchis tira a liderança de Dakiti, de Bad Bunny & Jhay Cortez, que dominava o chart há 27 semanas. A canção da colombiana começou a ganhar notoriedade no TikTok, que logo despertou o interesse do público nos serviços de streaming e resultou em 3,4 milhões de transmissões nos EUA na primeira semana, em fevereiro.

Além disso, o single também sobe na Hot 100, gráfico geral dos Estados Unidos, subindo seis posições (46-40). Em março, alcançou a melhor colocação até o momento, em #39.

A parada Hot Latin Songs combina airplay, vendas digitais e dados de streaming nos Estados Unidos, e apenas 12 lideranças femininas (solo ou acompanhadas). A última mulher que conquistou o topo do chart com uma canção solo foi Paulinia Rubio, em fevereiro de 2012, com Me Gustas Tanto. Um mês antes, Gloria Estefan assumia o primeiro lugar com Hotel Nacional. Assim, Kali Uchis, Paulinia Rubio e Gloria Estefan são os únicos atos femininos que alcançaram este feito nas últimas duas décadas.

Quando se fala de parcerias, o número aumenta. No ano passado, Dua Lipa apareceu no topo da lista com a parceria em Un Día, de J Balvin, Bad Bunny e Tainy. J. Rey Soul também apareceu com Mamacita, de Black Eyed Peas, e Karol G e Nicki Minaj com Tusa.

Confira a lista de artistas femininas que conquistaram o topo do chart (com e sem parceria).

Shakira & El Cata – Loca (novembro 2010)
Gloria Estefan – Hotel Nacional (janeiro 2012)
Paulinia Rubio – Me Gustas Tanto (fevereiro 2012)
Wisin & Yandel & Jennifer Lopez – Follow the Leader (julho 2012)
Shakira & Maluma – Chantaje (novembro 2016)
Pitbull, El Chombo, Karol G & Cutty Ranks – Dame tu Cosita (maio 2018)
Daddy Yankee & Katy Perry & Snow – Con Calma (maio 2019)
Anuel AA, Daddy Yankee, Karol G, Ozuna e J Balvin – China (agosto 2019)
Black Eyed Peas, Ozuna & J. Rey Soul – Mamacita (julho 2020)
Un Día – J Balvin, Dua Lipa, Bad Bunny & Tainy (agosto 2020)
Telepatía – Kali Uchis (maio 2021)

Compartilhe com seus amigos!