Siga a LATINA

Notícias

Pedro Capó: o significado de ‘Munay’, título do próximo álbum

Material chega na próxima semana.

Sofia Sampaio

Postado

em

Pedro Capó - MUNAY álbum - significado

Pedro Capó usou as redes sociais nessa semana para anunciar o álbum Munay. O novo material, que sucede En Letra de Otro (2017), chega na próxima sexta-feira (18).

Em entrevista à Latina Brasil, o porto-riquenho contou alguns detalhes sobre o novo trabalho. De todas as faixas presentes, apenas uma é em colaboração com outro artista – e que conhecemos muito bem. Calma Remix, hit de 2019, integra a tracklist, assim como as já conhecidas Buena Suerte e La Sabana y Los Pies.

O cantor ainda garante que se trata de um trabalho feito com muito amor e com mensagem de esperança para o público, principalmente por ter sido finalizado no período delicado da pandemia. Provavelmente, você já ouviu alguém falar sobre uma “nova realidade” pós Coronavírus e sobre um novo ciclo na humanidade – o novo material é sobre isso.

O título Munay é uma referência à sabedoria Inca sobre um “novo ser humano”. As imagens compartilhadas por Pedro Capó trazem a figura da Cruz Inca, usada pelos povos andinos. Saiba o significado dela e de Munay a seguir.

Munay e Império Inca

A palavra completa é Munay-Ki de origem Quechua, família de línguas indígenas da América do Sul (ainda falada na Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador e Peru – uma das línguas oficiais nos três últimos países).

Munay significa amor e vontade, Ki significa energia – Munay-Ki, então, é energia do amor. Em muitos lugares, foi traduzida para o português como “Eu te amo como você é”, com objetivo de expressar melhor o poder da palavra. 

O Império Inca foi o maior da América antes da colonização dos europeus no continente. Os deuses dos Incas eram o Sol e Lua, entidades divinas à quem pediam bençãos e realizavam rituais e profecias.

Uma dessas profecias diz que chegaria um momento onde todo o conhecimento dos Incas seria necessário para que não houvesse extinção da humanidade. Um “novo ser humano” nasceria da sabedoria Inca, livre de medo e conectado com tudo e todos. Assim, originou-se Munay-Ki, uma série de 9 ritos de passagem feitos para que o ser humano alcance essa conexão maior.

A Cruz Inca (ou “cruz andina”) é uma forma geométrica com um círculo divido ao meio na parte central. As quatro extremidades simbolizam as estações do ano e os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste). Mas, há também diversos significados místicos como a ligação entre o baixo e o alto, a terra e o Sol, o homem e o Divino.

Portanto, parece que Pedro Capó tem com objetivo trazer um pouco dessa mensagem de conexão através de suas músicas. Acreditando ou não na profecia, parece que o conceito de “Munay” é algo que o mundo está precisando bastante.

Ver essa foto no Instagram

🔜 MUNAY

Uma publicação compartilhada por Pedro Capó (@pedrocapo) em

Compartilhe com seus amigos!

error: Este conteúdo é exclusivo da Latina Brasil