Siga a LATINA

Notícias

Pitchfork elege as melhores músicas da década com J Balvin, Bad Bunny e Rosalía

J Balvin aparece com “Mi Gente” e Bad Bunny com “Caro” – confira o que disseram sobre cada canção.

Sofia Sampaio

Postado

em

Com 2019 se aproximando do fim, uma nova década está próxima – você consegue pensar nas melhores músicas lançadas nesses últimos dez anos? Muita coisa mudou nesse tempo e, como a própria Pitchfork escreveu, ouvir música nunca foi tão fácil na história. Além disso, produtores e artistas tem colaborado cada vez mais com as misturas de ritmos e de estilos, mostrando que a música não tem, mesmo, barreiras. Com isso, a revista, que é conhecida por criar listas de respeito com as melhores canções de um tema determinado, publicou a lista das melhores 200 músicas da última década.

J Balvin aparece com Mi Gente, na sua versão remix com Beyoncé, na 189ª posição. “[…] Não é de se admirar que Mi Gente tenha sido uma sensação global de cultura. J Balvin trabalhou com William para reinventar o material original, adicionando letras em espanhol, cantos e a feroz percussão latina. Suas falas como ‘o mundo nos quer’ transformam a música em um chamado universal à pista de dança, um abraço de solidariedade e unificação em um momento enorme de polarização mundial. Ajudado no remix com Beyoncé, que aborda audaciosamente o espanhol e eleva a diva, Mi Gente se tornou a primeira música totalmente em espanhol a chegar ao topo do ranking Global do Spotify. Continua sendo um testemunho da capacidade da música pop de reagir ao crescente fervor – não há fronteira nem muro que possa impedir as pessoas de se unirem a amarem essa música”, escreveu a revista.

A canção de Bad Bunny, em 166, é Caro, presente no disco X100PRE do porto-riquenho. No texto, a Pitchfork diz que Bad Bunny já era um dos maiores “atos” na música urbana quando lançou seu álbum de estreia em 2018 e que Caro mostrou claramente seu brilhantismo. “É o recipiente perfeito para sua estética suave de ‘sadboi’: descontraído, mas cheio de reflexos, envolto de sintetizadores […]. É romântico, ainda que político, em sua expressão do desejo humano de viver sua própria verdade livremente. Caro se tornou um momento decisivo para Bad Bunny: na sequência de uma reação homofóbica por suas escolhas caprichosas e unhas recém-cuidadas, seu vídeo dobrou com a rejeição dos papéis tradicionais de gênero e da masculinidade tóxica. O impressionante clipe inclui um stand-in feminino de Bad Bunny e uma drag queen desfilando, durante a ponte incandescente da música, ninguém menos que Ricky Martin, o próprio Bad Bunny é visto recebendo beijos de um homem e uma mulher”.

Rosalía aparece no melhor lugar entre os artistas mencionados. Malamente, presente no disco El Mal Querer de 2018, foi eleita a 23ª melhor música da década! “Antes de Malamente, a jovem cantora catalã era conhecida apenas pelo seu flamenco do álbum de estreia Los Ángeles […]. O clipe preenche essa visão, transformando a iconografia espanhola antiga e nova em um conjunto estonteante de imagens. Malamente surgiu de uma matriz de possibilidades até então desconhecida e um mundo totalmente novo surgiu”.

Confira a lista completa aqui e a playlist oficial, em ordem, a seguir.

Compartilhe com seus amigos!

Trending