Siga a LATINA

Notícias

Shakira: a evolução nas últimas 3 décadas

Confira!

Sofia Sampaio

Postado

em

No final deste ano, o nome de Shakira voltou às notícias de entretenimento. Na verdade, ele sempre esteve presente, mas vamos combinar que desde a turnê e o álbum El Dorado, de 2017, passamos um tempo sem ter tantas notícias sobre a colombiana. 

Com o recém-lançamento de seu filme em mais de 60 países junto com o álbum ao vivo da El Dorado, Shakira tem dado diversas entrevistas. Também há o fato da cantora ser uma das headliners (ao lado de Jennifer Lopez), no show de intervalo do Super Bowl, no próximo 02 de fevereiro. Shakira tem falado sobre o grande evento, bem como sua fase difícil durante a recuperação de sua voz e os momentos de crise no casamento e consigo mesma durante esse período. 

Portanto, a gente resolveu fazer um post especial para Shakira, que fecha três décadas de sucesso e com a famosa chave de ouro.

  • Em 1990, Shakira lançava seu primeiro álbum na carreira, Magia, com somente 13 anos. É um misto de pop-rock romântico com algumas sonoridades eletrônicas. O disco ajudou a Colômbia, seu país natal, conhecer o seu trabalho e o single Magia teve o primeiro vídeo pop nacional do país. 
  • Três anos depois do primeiro disco, Shakira lançou Peligro. Apesar de não estar muito satisfeita com o resultado final, o material foi melhor recebido que o primeiro. Mas a artista de então 16 anos colocou os pés no chão e pediu um tempo à gravadora para se dedicar aos estudos e, claro, respeitar seu tempo criativo.
  • Ainda bem que Shakira teve seu momento de “hiato”. Em 1995, ela gravou Pies Descalzos, lançado no ano seguinte. Estreou em primeiro lugar em mais de oito países e teve seis grandes hits: Estoy Aqui, “¿Dónde Estás Corazón?”, Pies Descalzos, Sueños Blancos, Un Poco de Amor, Antologia e Se Quiere, Se Mata.
  • Neste mesmo ano (1996), Shakira viu, então, sua carreira voar. Ela realizou sua primeira turnê internacional e recebeu três Billboard Latin Music Awards (por Álbum do Ano, Vídeo do Ano com Estoy Aqui e Artista Revelação). 
  • Passado o primeiro momento de grande reconhecimento, Shakira lançou  ¿Dónde Están Los Ladrones?, em 1998. O álbum foi inteiramente produzido pela artista e teve a produção executiva assinada por Emilio Estefan Jr. Não demorou muito para que o material virasse um dos álbuns latinos mais vendidos nos EUA. Ao todo, oito singles foram trabalhados: Ciega, Sordomuda, Moscas En La Casa, No Creo, Inevitable, Tú, Si te Vai, Octavo Dia e Ojos Así – as duas últimas, renderam um Grammy Latino à colombiana.
  • Apenas um ano depois, em 1999, Shakira gravou seu primeiro disco ao vivo, o MTV Unplugged – até hoje lembrado. O disco ganhou o Grammy por Melhor Álbum Latino.
  • Passada uma década de muito trabalho, Shakira deu os primeiros passos definitivos para entrar de vez no mercado norte-americano ao trabalhar em um álbum em inglês. Por mais de um ano, ela trabalhou no novo disco, que por fim foi intitulado Laudry Service (Servicio de Lavanderia na Espanha e América Latina). Um dos maiores singles do disco, Whenever, Wherever, foi o primeiro a ser lançado e, com forte influências latinas, tornou-se um sucesso internacional. O disco, lançado em 2001, é até hoje um dos maiores sucessos da cantora.
  • O sexto álbum, Fijación Oral, Volumen Uno, foi lançado em 2005. É nele que está um dos maiores sucessos na carreira da cantora: La Tortura, em parceria com Alejandro Sanz. Os outros singles No, Dia de Enero, La Paredes e Las de la Intuición também foram #1 em diversos países. Com esse disco, ela recebeu quatro Grammy Latinos em 2006.
  • O volume 2, intitulado Oral Fixation, teve Don’t Bother como seu principal single. Entretanto, foi com Hips Don’t Lie que Shakira, junto com Wyclef Jean, ultrapassou qualquer barreira da música latina e a norte-americana. A música tornou-se a mais vendida do século XXI, colocando nome de Shakira de vez na “lista” de grandes artistas mundiais. Inclusive, a cantora falou recentemente que precisou brigar com sua gravadora para incluir Hips Don’t Lie no disco.
  • Tudo isso rendeu e, em 2008, Shakira foi nomeada pela Forbes como a quarta artista feminina mais bem-sucedida da indústria da música. No ano seguinte, em 2009, foi lançado She Wolf. Um dos grandes sucessos do disco é Gypsy.
  • Encerrando mais uma década, foi em 2010 que a artista lançou Sale el Sol, nomeado no Grammy Latino. Os singles Loca e Rabiosa foram dois dos grandes destaques do álbum.
  • Shakira continuou com diversos trabalhos, como sua participação no The Voice em 2012, mas tomou um tempo para dedicar-se ao próximo disco. O álbum auto-intitulado foi lançado em 2014, sendo o décimo da carreira. Can’t Remember to Forget You, com Rihanna, foi um hit.
  • Dois anos depois, em 2016, Shak deu início ao seu décimo primeiro disco. Foi no começo daquele ano que ela lançou La Bicicleta, com Carlos Vives. Outro hit foi Chantaje, com Maluma seguido de Me Enamoré. No ano seguinte, em 2017, foi lançado o El Dorado
  • Com o disco, Shakira embarcou numa turnê mundial com passagem no Brasil. Foi durante o processo do disco que Shakira viveu um dos piores momentos de sua carreira, documentados no recém filme lançado Shakira in Concert
  • Há indícios de que a artista está trabalhando em um novo álbum. Os motivos para acreditar nisso são vários – além do anuncio de sua apresentação no Super Bowl, os membros da sua banda já deram pistas de um novo material.
  • O lançamento mais recente é o remix de Tutu. A canção, de Camilo em parceria com Pedro Capó, conquistou Shakira que logo pediu para fazer um remix da canção. Dito e feito.
aovivo

Letras de músicas

Letras4 meses atrás

Sofia Reyes – R.I.P (ft Rita Ora e Anitta)

Bim-bari-bom-bom, bari-bom-bom Bim-bari-bom-bom, bari-bom-bom Bim-bari-bom-bom, bari-bom Bim-bari-bom-bom, bari-bom-bom Bim-bari-bom-bom, bari-bom Don’t know what’s going on Pero me siento peligrosa Feel...

Letras4 meses atrás

Brisa Carrillo, Wanessa Camargo – Muñeca Plástica

Tú piensas que solo en sueños podrás llevarme para el altarQue cuando venga febrero junto a mis fotos te dormirásTus...

Letras4 meses atrás

Sean Paul, J. Balvin – Contra La Pared

Sp ‘longsideJ Balvin, menEl negocio socio De día y de noche me llama (Night and day, leggo’, biri-bam-bam-bam)Que quiere de...

Letras4 meses atrás

Thalía, Lali – Lindo Pero Bruto

ThalíaLali Llegaste en tu carrito deportivo y dije “Llegó Cupido”A sólo dos segundos de mirarte ya me habías convencidoCon tus...

Letras4 meses atrás

Carlos Vives, Wisin – Si Me Das Tu Amor

No sé si te escriba una canción (Una canción)O quizás te dedique un poema (Doble U)O te invite a bailar...

Letras4 meses atrás

Maluma – HP

Maluma, baby Ella no está buscando novioQuiere salir a joder (Ey-yeah)Quiere olvidarse de ese boboPorque el cabrón le fue infiel...

Letras4 meses atrás

J Balvin – Reggaeton

¿’Tamos rompiendo o no estamos rompiendo, muchachos? (Uh)Y si el pueblo pideJ Balvin, menY si el pueblo pideLeggo, leggoY si...

Letras4 meses atrás

Ozuna – BAILA BAILA BAILA

Ella casi ni sale, la traicionó el amorTiene par de amistade’, pero no quiere relaciónDonde va sobresale, en sus ojo’...

Trending