Siga a LATINA

Notícias

Shakira faz parte do “júri” de premiação ambiental milionária de Príncipe William

Além da cantora, o brasileiro Dani Alves e a atriz Cate Blanchett também fazem parte do time.

Sofia Sampaio

Postado

em

Shakira faz parte do "júri" de premiação ambiental milionária de Príncipe William

Nessa quinta-feira (08), o príncipe William e o ambientalista britânico David Attenborough anunciaram o Earthshot Prize, o maior prêmio ambiental da história. A intenção é buscar soluções inovadoras para os maiores problemas ambientas do planeta.

Ao longo dos próximos dez anos, a premiação concederá cinco milhões de libras (mais de R$ 360 milhões) para “estimular mudanças e ajudar a reparar nosso planeta”, como diz o comunicado do Palácio de Kensington. Com um júri formado por celebridades de várias nacionalidades, o príncipe William garante que qualquer pessoa pode ganhar o prêmio, desde que a ideia seja realmente inovadora.

Além do próprio príncipe e o ambientalista, ambos britânicos, também formam o júri: a colombiana Shakira, o futebolista brasileiro Dani Alves, a ex-oficial climática da ONU Christina Figueres, a atriz australiana Cate Blanchett e a Rainha Rania da Jordânia.

“Há muitas pessoas que querem fazer coisas boas para o meio ambiente e o que elas precisam é de um catalisador, um pouco de esperança e um pouco de otimismo de que possamos resolver o que se apresenta”, disse o príncipe em entrevista à BBC Radio 4 .”Acho que atualmente, louco seria quem não acredita nas mudanças climáticas”.

Como funciona?

O Earthshot premiará cinco ideias com 1 milhão de libras (R$ 7,2 milhões) por ano durante 10 anos, no total 50 inovações em áreas como:

Proteção e restauração da natureza
Construção de um mundo sem resíduos
Conserto do Clima
Renascimento nos oceanos
Limpeza do ar

Nenhuma das “categorias” é uma tarefa fácil. O nome do prêmio, aliás, também carrega essa ideia. Em inglês, a expressão moonshot é uma analogia para uma situação onde alguém está tentando fazer algo realmente difícil (além de também ser o nome do projeto dos EUA que levou a primeira pessoa à lua na década de 1960).

Se você tem ou conhece alguém com uma ideia que possa ajudar (vai que!), as inscrições serão abertas no próximo dia 01 de novembro. As cerimônias de premiação acontecerão em diferentes cidades ao longo da década, começando por Londres em 2021.

“Há muitas pessoas querendo fazer muitas coisas boas no meio ambiente e o que elas precisam é um catalisador, um pouco de esperança, um pouco de positividade para que possamos realmente consertar o que está se apresentando”, disse o príncipe William.

Compartilhe com seus amigos!

error: Este conteúdo é exclusivo da Latina Brasil